Quantas horas você precisa estudar para se tornar o Chuck Norris do papiro?
Alguns anos atrás, um psicólogo chamado Dr. Anders Ericsson realizou um estudo muito profundo e interessante onde ele analisou diversos músicos, jogadores de xadrez, atletas, dentre outros profissionais em busca da seguinte resposta: quanto tempo de prática é necessária para que você se torne um expert? Ou seja, quanto tempo você precisa praticar algo para realmente ser considerado alguém que é um profundo conhecedor daquela matéria, pra realmente dominar algo e ser, dessa forma, considerado um mestre?
E qual foi a conclusão do do Dr. Ericsson? Quanto tempo você precisa estudar matemática, física, química, pra poder ser considerado o próximo Albert Einstein da face da terra?
Bem, não se assuste nem fique triste, mas ele concluiu que você vai precisar praticar 10.000 horas. Isso, claro, de cada uma das matérias que você quer dominar. Ou seja, digamos que você esteja estudando para o concurso da ESA, por exemplo, onde você vai ser cobrado em português, matemática, história, geografia e inglês. Cinco disciplinas, igual a 50.000 horas. Ou seja, se você estudar, 20 horas por dia, de domingo a domingo, comer estudando, tomando banho estudando, cagar estudando… em 2500 dias você se tornará um mestre supremo, um monstro sagrado, um Forças Especiais do papiro, tão sábio quando o Chuck Norris e certamente terá condições de não somente gabaritar a prova da ESA, mas de, você mesmo, formular a prova!

É… você entendeu né? É impossível, humanamente impossível pra você, concurseiro, estudar 10000 mil horas de cada matéria que vai cair no seu concurso, porém, tem algumas coisas que nós podemos aprender com o estudo do Dr. Anders e, principalmente, com o seu livro mais recente, chamado Peak e nesse pequeno artigo eu vou mostrar para você o que você deve fazer para realmente ficar bom nas matérias que caem no seu concurso e, logicamente, atingir aquilo que você quer, a sua tão sonhada aprovação.
Bem, você já entendeu que é absolutamente surreal imaginar que você vai conseguir estudar 10000 horas de cada disciplina que vai cair no seu concurso, correto? Ótimo! Tá, mas quais foram as outras coisas que o Dr Anders descobriu no trabalho dele e que outros estudiosos também concluíram através da análise do trabalho dele e que podem ser úteis para você?
A primeira coisa é que não adianta somente praticar, você precisa corrigir e aprimorar, reforçando aquilo que você tem dificuldade. Imagina, por exemplo, que você decidiu se tornar o próximo Neymar Jr. Daí você decidiu que, todo dia, de domingo a domingo, você vai jogar 10 horas seguidas de pelada aí no seu bairro com os seus colegas. Se você, assim como eu, é um perna de pau, não sabe nem chutar bola, você acha que fazendo isso, daqui 10000 mil horas, você vai estar pronto pra ir pra copa do mundo? Muito provavelmente não.
O que é que você precisaria fazer? Você precisaria aprender os fundamentos primeiro, como realizar um passe, como chutar de forma correta de diversas posições, como se movimentar no campo. Você precisaria melhorar o seu condicionamento físico. Você precisaria identificar aquilo que você é fraco e deveria praticar essas habilidades por mais tempo. Você precisaria ser orientado e corrigido continuamente por alguém que sabe o que tá fazendo. Enfim, você precisaria passar por um processo contínuo de desenvolvimento onde você teria que ter paciência, disciplina e muita dedicação.
Não é por que você joga bola todo dia com os seus amigos que você se tornará o próximo Neymar Jr!
E nos estudos, como é que funciona? Da mesma forma! Você não precisa estudar 10000 mil horas de matemática para passar em um concurso militar, porém, quanto mais você estudar, corrigindo seus erros, aprendendo com eles, tendo orientação, melhorando nos assuntos que você tem dificuldade… quanto mais você fizer isso, maiores as suas chances de sucesso!
Como diz uma frase que nós escutamos muito na nossa formação militar, “repetição, com correção, até a exaustão, leva à perfeição”, não esqueça disso!
A segunda coisa que nós podemos aprender através desse estudo é o poder da consistência. Imagine, por exemplo, que você estudou e praticou xadrez por 10000 e você se tornou um mestre, você agora é capaz de participar de campeonatos mundiais e bater de frente com jogadores profissionais de alto nível.
Porém, suponhamos que você, por qualquer motivo, pare de praticar e durante 10 anos você nem veja um tabuleiro de xadrez na sua frente. O que você acha que vai acontecer com a sua habilidade? Pois é, ela vai cair absurdamente! E se depois desses 10 anos você decidir voltar a praticar xadrez, é lógico que você vai ter muito mais facilidade do que um iniciante, porém, você não começará já no mesmo nível que você tinha antes.
E isso é absurdamente aplicável para os seus estudos. Quando você começa a estudar uma matéria nova é absolutamente natural que você tenha muita dificuldade, porém, com a prática, com a persistência, com disciplina você conseguirá ultrapassar essa dificuldade. Porém, você precisa manter esse processo de aprendizado ao longo do tempo, você não pode simplesmente parar e achar que quando voltar, semanas ou meses depois, o conhecimento ainda está lá fresquinho na sua cabeça.
Não, o nosso cérebro tem um capacidade gigante, porém limitada de armazenamento, de modo que se você passar muito tempo ser ter contato com uma matéria, ele vai imaginar que aquilo ali não é importante e simplesmente vai deletar aquela informação da sua memória de longo prazo!
Então, pra que você realmente consiga aprender, pra que você realmente consiga ficar bom nos estudos para atingir o objetivo que você quer, a sua aprovação, você precisa ficar ciente de tudo isso que eu te falei aqui e que, infelizmente, não nos ensinam na escola.
Tenha paciência, no começo as coisas realmente serão muito mais difíceis, isso é absolutamente normal, porém, com a prática deliberada e contínua, quando você vai corrigindo e aprendendo com os seus erros e acertos, aos poucos você verá que tudo ficará mais fácil e se você mantiver essa rotina por 1- 2 anos, as chances são que você consiga a sua aprovação no concurso que você quer.
Fique tranquilo, você não precisa de 10000 mil horas de estudo para passar em um concurso público, porém, você precisa de paciência, disciplina e consistência!
Espero que esse conteúdo tenha sido importante para você e que te ajude, de algum forma, na sua jornada rumo à sua aprovação.
Não deixe de ver o vídeo abaixo lá do nosso Canal no YouTube, onde eu falo sobre como eu superei a minha base fraca nos estudos e consegui alcançar a minha aprovação no concurso da EsPCEX!
Um grande abraço e FÉ NA MISSÃO!
2 respostas
Ótimo texto!
Obrigado pelas orientações, acho que disciplina e constância , realmente, são fundamentais no processo.