Se você pudesse morar em outro país enquanto trabalha, onde seria?
E se te disser que você receberia seu salário em dólar, seria bom?

Pois é, essa é uma realidade para muitos militares do Exército Brasileiro e hoje quero te mostrar algumas das vagas publicadas neste mês de setembro de 2022, designando sargentos para as mais variadas missões ao redor do mundo.

Vamos conferir?

Antes disso, para que você saiba, missões como essas fazem parte de acordos diplomáticos e proporcionam um intercâmbio de conhecimento entre os países envolvidos.

Tanto oficiais quanto sargentos são designados para cumprir com funções específicas de acordo com suas especialidades, áreas de atuação e experiência na carreira. Ah, e é claro, precisam ser “habilitados” no idioma exigido, ou seja, precisam ter comprovado para o Exército, através de provas, que estão aptos a se comunicar adequadamente no contexto em que serão empregados.

  1. Estados Unidos – CEBW (Comissão do Exército Brasileiro em Washington) – Designado um 1º Sgt de Artilharia – 2 anos de missão

Dentre outras atividades, a CEBW tem a missão de adquirir, no exterior, e enviar para o Brasil os Materiais de Defesa, Sistemas de Defesa ou Serviços, de acordo com as solicitações dos Órgãos Importadores; executar, no exterior, o registro, gestão e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Exército e apoiar a Aditância, da Força Terrestre, no que se refere aos militares e seus dependentes, em missão ou em tratamento médico nos Estados Unidos.


  1. Chile – Centro de Entrenamiento de Combate Acorazado (CECOMBAC) – Designado 1º Sgt de Cavalaria – 1 ano de missão

Essa é a Unidade chilena responsável pela formação, capacitação e adestramento das tropas blindadas do exército do país, realizando todo tipo de atividades reais e simuladas com tal finalidade. É um trabalho semelhante ao que é executado pelo CIBLIND (Centro de Instrução de Blindados), do Exército Brasileiro, onde já pude realizar um curso.


  1. Guiana – Monitor na Escola de Treinamento de Selva e Anfíbio da Força de Defesa da Guiana. – Designado 1º Sgt de Infantaria e um 1º Sgt QBM – 1 ano de missão

A Jungle and Amphibious Training School – JATS tem por objetivo formar os militares daquele país no combate em terreno de selva, semelhante ao que é feito pelo exército no CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva).

Obs: o militar guianês mais a esquerda é o Capitão Cameron, que fez a formação de oficial na AMAN, aspirante da mesma turma que Thiago Henrique e eu. Sim, alguns militares de nações amigas fazem toda a formação da AMAN.


  1. Líbano – Auxiliar da Seção de Operações G3 do Estado-Maior da Brigada Espanhola na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Designado 1º Sargento de Infantaria – 6 meses de missão

Desde o ano de 2014, militares brasileiros atuam junto ao estado-maior das brigadas espanholas no Sul do Líbano na missão da UNIFIL. O Brasil é responsável pelo setor leste do desdobramento terrestre da ONU no país e tem por missão precípua vigiar a cessação das hostilidades e o respeito à Blue Line (linha limítrofe na fronteira entre o Líbano e Israel), além de apoiar o governo libanês na restauração de sua autoridade na área sul do Líbano.


  1. Portugal – Curso de Promoção de Sargento- Ajudante. Designados dois 1º Sgt de Inf e 1º Sgt TOPO. 6 meses de missão

O curso visa habilitar ao desempenho de cargos de comando, chefia e chefia técnica, de natureza executiva, de caráter técnico, administrativo, logístico e de formação e de funções ligadas à chefia, coordenação e as próprias da sua especialização técnica, bem como coordenar e exercer funções de formação e de natureza administrativo-logística.


  1. Paraguai – Monitor na Escola de Comunicações do Exército Paraguaio (ESCOME). Designado um 1º Sgt de COM. – 1 ano de missão

Unidade responsável pela formação de diversos cursos na área de defesa das comunicações do exército daquele país. O brasileiro será instrutor nessa escola, ministrando aulas para os militares daquele país.


Essas são algumas das oportunidades que a carreira do sargento pode oferecer.

Como você deve ter reparado, existem vagas para militares de diversas armas, quadros e serviço, que se enquadram nas mais variadas aplicações no exterior.

E você também pode viver essas experiências ao se tornar um militar de carreira do Exército Brasileiro, fazendo o concurso da ESA (Escola de Sargento das Armas) ou EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército).

O Elite Mil é responsável por fornecer a você todo o material necessário para estudar e ser aprovado nesses concursos. Você tem acesso a aulas gravadas e ao vivo de todas as matérias, simulados e até mesmo mentoria semanal com militares.

Se você também quer ter a mesma oportunidade que esses militares estão tendo, coloque como um farol o país que quer conhecer, o curso que gostaria de realizar e comece agora a estudar para isso.

Coloquei abaixo o vídeo onde conto como recebi o brevê de paraquedista do exército dos Estados Unidos (US Army) durante uma missão que realizei por lá. Esse era um dos meus grandes sonhos como militar e, graças a Deus, pude realizar.
(E cá entre nós… se eu pude, você também pode.)

Para se tornar um aluno Elite Mil, clique aqui e comece sua jornada.

SONHE GRANDE E CONTE CONOSCO!

Fé na missão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais de nosso conteúdo

EEAR

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

EAM

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

CFN

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

ESA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

EsPCEX

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.