E aí de repente o seu filho surge com a ideia de ser militar do Exército, começa a falar sobre várias coisas e siglas que você não entende, ESA, EsPCEX, TAF, etc e o pior, diz pra você que se for aprovado vai ter que ir embora de casa, pois essas Escolas de Formação Militar são em outras cidades, muito, muito, muito distantes de casa!
Bate o desespero, não é mesmo? Eu sei, eu sei, pois quando falei para a minha mãe que iria prestar o concurso da EsPCEX, lembro que ela não entendeu absolutamente nada e ficou muito preocupada, pois não tínhamos nenhum militar na nossa família para nos orientar e lá em 2008, quando comecei os meus estudos, não era comum se encontrar materiais esclarecedores como este artigo que fiz com muito carinho para você.
Aliás, se você está aqui pela primeira vez no nosso Blog e se ainda não me conhece, meu nome é Thiago Henrique e eu sou formado pela Academia Militar das Agulhas Negras. Talvez o seu filho (a) tenha lhe passado esse conteúdo para que eu pudesse lhe orientar melhor, para que você não se sinta tão perdida quanto a minha mãe ficou no momento em que lhe falei sobre os meus planos. Se quiser saber um pouco mais sobre a minha trajetória e acompanhar os meus conteúdos, não deixe de me seguir lá no Instagram!
Em primeiro lugar, fique tranquila!
Se o seu filho(a) está interessado em seguir carreira militar, saiba que este é um caminho excepcional a ser percorrido e que tem a possibilidade de oferecer a ele uma formação de altíssima qualidade, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual e físico, como também de valores e costumes.
Para seguir carreira militar, ou seja, ser um militar de carreira nas Forças Armadas, o seu filho(a) terá que prestar um concurso público militar, da mesma forma que alguém que deseja se tornar um PRF, PF ou Auditor da Receita Federal. É importante que você entenda que um concurso público é diferente do alistamento militar obrigatório, que o jovem do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos, deve realizar. Caso seja selecionado no alistamento militar, o jovem poderá servir nas Forças Armadas por até 8 anos (ou seja, ele será um militar temporário) e terá, dessa forma, opções muito limitadas de progredir profissionalmente dentro das Forças Armadas.
No entanto, como disse, se o seu filho decidiu prestar um concurso militar é por que ele já pesquisou e sabe que é muito melhor, em termos profissionais, ser um militar de carreira, não um militar temporário, pois ele contará com uma série de benefícios, já durante a formação em um Concurso Militar, como os que elenco abaixo:
– Formação custeada pelas Forças Armadas, onde o aluno/cadete terá direito a receber um soldo (“salário”) mensal, alimentação, alojamento, assistência médica, odontológica e religiosa;
– Emprego garantido após a formação;
– Plano de Carreira bem definido, onde o seu filho, como um militar de carreira, saberá exatamente quando será promovido e, dessa forma, poderá realizar um planejamento de vida muito mais tranquilo e eficiente;
– Plano de Saúde para si e para os seus dependentes;
– Estabilidade do Serviço Público.
E para alcançar isso, como já citei, o seu filho deverá se preparar para prestar um concurso militar para ingressar em uma das diversas Escolas de Formação das Forças Armadas. Basicamente um concurso militar é “como se fosse” uma espécie de vestibular, com algumas particularidades. Se o jovem quiser entrar numa faculdade, ele presta um vestibular, não é mesmo? Então, da mesma forma, para ingressar em uma Escola de Formação Militar, o jovem deverá prestar um “vestibular”, que na verdade é chamado de “Concurso Militar”.
Existem diversas Escolas de Formação Militar e para cada uma delas existe um Concurso diferente. Porém, uma coisa que todos esses concursos tem em comum é que eles tem mais de uma etapa, não são apenas provas teóricas, como no vestibular, em que se o jovem for aprovado ele já terá a sua vaga garantida. Não, um concurso militar tem várias etapas, que geralmente são:
1º – Exames Intelectuais, que são as provas teóricas, geralmente de disciplinas trabalhadas no ensino médio, como Português, História, Matemática, Inglês, etc;
2º – Exames de Saúde, que servem para avaliar se o jovem é saudável e tem condições de ingressar em uma Escola de Formação Militar. Nessa etapa, o jovem candidato precisará apresentar a uma Junta de Inspeção Médica, composta por vários médicos militares, diversos exames de saúde, como eletroencefalogramas, exames de urina, sangue, fezes, Raios-X, etc;
3º – Testes Físicos, conhecidos como Exames de Aptidão Física (EAF) ou Testes de Aptidão Física (TAF), onde o candidato terá que cumprir alguns índices para ser aprovado, em exercícios como corrida, flexão, barra e abdominal.
Só pela complexidade do concurso já dá pra perceber a seriedade com que as nossas Forças Armadas lidam com os seus futuros Oficiais e Sargentos de Carreira, não é?
Ou seja, para que o seu filho tenha mais chances de ser aprovado em um Concurso Militar, é importante que ele comece a sua preparação com a maior antecedência possível e que faça isso pensando em todas as etapas do concurso! Ou seja, de nada adiante se preparar somente para os exames intelectuais, esquecer dos testes físicos e acabar sendo reprovado no exame físico! Por isso, é fundamental que o seu filho siga uma rotina saudável desde já, que envolva os estudos, uma boa alimentação e a prática regular de atividades físicas!
Aliás, outra coisa que quero que você entenda é que o seu filho, ao ingressar em uma Escola de Formação Militar, não será um soldado e não se formará um soldado. Durante a formação o militar será um aluno ou cadete e após será um Oficial ou Sargento, dependo da Escola de Formação em que se formar.
Como disse, existem vários tipos de Concursos para ingressar em várias Escolas de Formação Militar, como, por exemplo:
1) No Exército:
– Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) – Pra quem quer ser Oficial Combatente de Carreira (pode chegar até general)
– Escola de Sargentos das Armas (ESA) – Pra quem quer ser Sargento Combatente de Carreira (chega no máximo a capitão)
2) Na Aeronáutica:
– Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) – Pra quem quer ser Piloto de Avião da Aeronáutica, já podendo ingressar aos 14 anos, no final do Ensino Fundamental
– Academia da Força Aérea (AFA) – Pra quem quer ser Oficial de Carreira da Aeronáutica (aviação, intendência e infantaria)
– Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) – Pra quem quer ser Sargento de Carreira na Aeronáutica
3) Na Marinha
– Curso de Formação do Soldado Fuzileiro Naval – Pra quem quer ser Soldado Fuzileiro Naval
– Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAM) – Pra quem quer ser Marinheiro na Marinha
– Colégio Naval (CN) – Pra quem quer ser Oficial da Marinha, já podendo ingressar aos 14 anos, no final do Ensino Fundamental
– Escola Naval (EN) – Pra quem quer ser Oficial da Marinha
Cada instituição realiza o seu próprio concurso anualmente e, cada uma delas tem seus próprios requisitos e exigências, que são sempre divulgados nos editais dos concursos. Cada uma delas também tem suas próprias características de formação e da carreira! Por exemplo, quem ingressa na EsPCEX terá uma formação de 5 anos, sendo 1 ano na própria EsPCEX e mais 4 anos na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Depois disso, o cadete será declarado Aspirante-a-Oficial, será diplomado Bacharel em Ciências Militares e dará início a sua carreira como um Oficial Combatente do Exército.
Já quem ingressa na ESA terá uma formação de 2 anos e ao final será promovido a 3º Sargento do Exército. Do mesmo modo, quem ingressa na EEAR terá uma formação de 2 anos e também será promovido a 3º Sargento ao final, porém, da Aeronáutica, onde terá uma gama de atribuições bem diferente daquelas de um Sargento do Exército.
Fique tranquila pois existem diversas áreas de atuação para os Oficiais e Sargentos de Carreira nas Forças Armadas, desde aquelas mais voltadas para atividades operacionais, como outras mais voltadas para setores administrativos!
Ou seja, se o seu filho(a) for aprovado em um desses concursos, ele ingressará em uma Escola de Formação Militar e após formado será um militar de carreira, dando prosseguimento na sua vida profissional dentro das Forças Armadas e tendo a possibilidade de contribuir para a nação, servindo nas mais variadas organizações militares espalhadas pelo Brasil.
E é exatamente na preparação para que o jovem possa enfrentar um Concurso Militar e ser aprovado que o Elite Mil atua, auxiliando os nossos alunos na sua preparação para todas as etapas! Inclusive, no ano de 2021, tivemos a grata satisfação de ter, entre os nossos alunos, os 1º colocados dos Concursos da ESA e da EsPCEX, como você pode ver abaixo!
Desse modo, espero que se você tenha chegado até aqui, tenha finalmente entendido que na realidade se o seu filho decidiu se preparar para um concurso militar você tem muito mais motivos para ficar feliz do que para se preocupar, afinal, isso significa que ele/ela está interessado em pertencer a uma das Instituições de maior prestígio na nossa sociedade, as Forças Armadas e que terá todo o apoio necessário dessa Instituição, em caso de aprovação, para se tornar um Oficial ou Sargento de carreira do mais alto nível.
E se mesmo assim você ficar com alguma dúvida, vou deixar aqui o meu e-mail pessoal para que possamos manter contato e para que eu possa lhe ajudar nesse momento de grande importância na vida do seu filho: thiagohenrique@elitemil.com.br
Espero que este conteúdo tenha sido importante e relevante para você. Se foi, por favor, compartilhe ele com outras mães e pais, para que eles possam entender melhor como funciona a formação militar e, desse modo, quem sabe nós não possamos contribuir para que eles tomem as melhores decisões.